segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

“Jesus chorou”

Considerado um dos menores versículos da bíblia, duas palavras que tem uma grande interpretação. O que Jesus quis dizer com suas lagrimas?
Alegria?
Tristeza?
Saudades?
Amizade?
As lágrimas do Salvador disseram o que mil palavras não poderiam dizer. Ao chegar no túmulo daquele a quem ele amava, não se conteve em segurar a emoção e deixou com que seus sentimentos transbordassem através de suas lágrimas. Cada gota escorrendo pelo seu rosto pode ter um mar de interpretações, Ele disse aquilo que os ouvidos não ouviriam, mas que o coração entenderia.
A lágrima da compaixão. Marta e sua irmã estavam sentindo a dor da perda. Não existe dor maior do que a tristeza de um ente querido. Não existe escolha quando a morte vem. Ela pegou a família de Lázaro desprevenida. Marta estava à volta de muitos judeus, pessoas da sua classe, pessoas que a vieram consolar, porém existia alguém que valia mais do que toda aquela multidão. “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” Jesus chegou, mas não no momento em que Marta e Maria desejavam, para elas era tarde demais. A morte chegou, acabou. Jesus queria mostrar a todos os que estavam ali que o tempo que faz é ele. As irmãs de Lázaro choraram a perda.
Quantos de nós nos perguntamos “Senhor, se estivesses aqui, eu não estaria passando por essa situação.” Choramos por estarmos sozinhos, por acharmos que Jesus poderia agir naquele momento. As lágrimas da frustração foram transformadas em lágrimas de compaixão. A bíblia nos fala que o Mestre ficou comovido pelo pranto que tomava conta do lugar. E ele chorou. Chorou para mostrar que eles não estavam sozinhos, chorou para demonstrar o amor pelos os seus. Das suas lágrimas surgiu a ressurreição.
As lágrimas podem significar dois sentimentos: alegria ou tristeza. Ele sabia que Lázaro ressuscitaria “essa doença não é para morte, mas para a Glória de Deus” então porque ele chorou?
Quando o traíram ele não derramou sequer uma lágrima, quando sofreu as piores dores na sua crucificação ele não chorou, ao ver o seu povo o rejeitando seus olhos sequer marejaram. As suas lágrimas ele reservou para o amigo que estava dormindo. Da mesma forma age com os seus filhos quando a sepultura da morte espiritual está aberta, ou quando em meios aos problemas e fé já não existe, ou quando o pecado dentro do coração já está cheirando mal. Mas o seu choro não e de tristeza nem para lamentar a situação que seus filhos estão. Os olhos cheios de águas são para mostrar aos que duvidavam do seu poder que Ele fez, faz e fará para aqueles que esperam por ele. É para dizer ao mundo todo que você não está sozinho que ele está com você e não apenas para o consolar mas para o ressuscitar. Ele o fez porque antes de você choramingar Ele o fez ao seu pai
E hoje ele está com os braços abertos em frente à cova em que você se encontra para dizer: Filho, saia.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mudança

Uma cidade: Paredes descascadas, tintas envelhecidas, poeira, buracos para todos os lados, destruição, ruínas. Essa é a realidade de uma cidade. O brilho foi perdido, a alegria que outrora era sua marca agora se transformara em opróbrio. É preciso de reforma, de mão de obra para que volte ao estado que era há pouco tempo e que o tempo a destruiu.
Uma vida: Sem esperança, com o coração quebrado, a fé em pedaços. É preciso de uma mão. Alguém que não se contente com aquela realidade sombria.
Qual será a prioridade? Uma vida arrasada ou uma cidade destruída. A resposta é a vida. A mudança exterior necessita de uma mudança interior.
Neemias, homem de Deus, não se contentou com as ruínas do seu povo amado, da sua história de vida, do seu futuro.
Sentou, chorou, orou, mudou.
Retirou as arestas da alma, reconstruiu o altar do seu coração que era um lugar de adoração, voltou ao princípio, lembrou da promessa que jamais falharia.
A cura aconteceu, o templo do seu interior tinha sido restaurado. De copeiro, Deus o transformou em um arquiteto de sonhos.
O interior refletiu o exterior. O arrependimento foi transmitido a todo um povo que se fortaleceu e não se redeu as perseguições.
A porta que antes estava em chamas virou a entrada de vitoriosos. Os muros caídos se transformaram em fortalezas contras as investidas do inimigo.
A entrada nunca poderá ser nova se as portas dos nossos corações ainda estão em chamas, a reconstrução do muro não acontecerá se no nosso interior permanece vulnerável aos ataques do inimigo, jamais poderemos transformar se o arrependimento não tomar o nosso ser, nunca estaremos próximo de Deus se o nosso contato não for restabelecido.
Para o de fora mudar é preciso que o dentro mude. Para que um povo mude é preciso que confessemos primeiro o nosso erro.



I

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Penso, logo existo?

As coisas mudam.
A pessoas mudam.
A política muda.
O mundo muda.
O conceito de família do século 21 não é o mesmo conceito de família do século passado. As frases também mudam. Quem disse que não?!
Penso, logo existo.
Mas isso não mudou a frase que foi feita por Descartes a séculos atrás permanece a mesma coisa, imutável. Concordo, a frase é a mesma . O conceito é diferente.
Menino de 15, classe média é pego com ecstase. Trafico, logo existo.
BBB diz posará nua. Apareço, logo existo
Pai de família morre com bala perdida. Morro, logo existo
Cada vez mais as situações mostram que a filosofia está errada.
Quem será que são os nossos transformadores?
Eles estão a margem da sociedade enquanto o corpo, a morte, a nudez estão sendo os protagonistas.
Estamos carentes de pensadores,
Estamos órfãos de pessoas que queiram transformação
Precisamos de pessoas que façam a diferença. Não há quem se levante.
Temos que existir para transformar...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Max Lucado

Um dos escritores que mais gosto: Max Lucado. Hoje decidi colocar um trecho do seu livro "todo dia é um dia especial".



" O perdão não vem da noite para o dia. Mas você pode engatinhar em direção à graça. Perdoe em etapas. Pare de amaldiçoar o nome daquele que o ofendeu. Comce a orar por ele. Tente entender a situação dele(..) Perdoar não quer dizer aprovação"

domingo, 26 de outubro de 2008

Tic tac

Ele está ao meu lado
É um inimigo que não vejo mais que a todo o momento me afronta.
Ele me contamina;
Está dentro das minhas veias, a cada batida do meu coração é mais uma invasão sua.
Ele matou diversos amigos;
Aqueles que estavam comigo, ao meu lado e que hoje fica só em uma memória saudosa
Ele ameaça meu futuro;
Hoje você tem, amanhã talvez com a certeza de um dia se perder
Ele me modifica;
Se for se aliado viverei, se for inimigo agonizarei

Tempo...
Tic, tac, tic, tac

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Super poderes

Super heróis. Cada um tem o seu predileto. Eu sempre gostei do x-men e do homem aranha. Cada um com sua peculiaridade tinham um poder em suas mãos para livrar o mundo das garras do mal. Voar, escalar paredes, dar um mortal, sempre foi o meu sonho de criança, mas essa ilusão logo me foi tirada quando vi que super-heróis não existem e que tudo isso não passava de ficção.
Mesmo perdendo o encanto infantil, hoje vejo que o poder eu tenho. Você tem. Todo o ser humano nasce com esse poder. E ele se encontra na nossa língua. O poder de vida e de morte está em mim. Somos todos frutos daquilo que nossos pais nos disse. Se eles trabalharam os conceitos para uma vida vitoriosa, seremos conquistadores; se a semente da derrota foi plantada iremos colher aquilo que foi semeado. As mais simples palavras são como espelho para um futuro próximo. A forma como uso esse instrumento chamado língua decidirá um futuro brilhante ou o fracasso.
Esaú, personagem bíblico que tinha o direito como herança a todas as bênçãos materiais e espirituais por ser o primogênito e a perdeu por uma palavra: “eu troco meu direito por um prato de lentilhas”. O que parecia uma brincadeira acabou se tornando uma verdade e mudando todo a história.
Uma palavra mudou a vida de dois homens, um foi o abençoado; o outro frutado. Esaú legalizou a usurpação da sua benção. A culpa foi de quem? Daquele que autorizou, que falou a besteira.Tarde demais. Os céus já tinham decretado a sua herança, o primogênito de Jacó decidiu a jogar fora.
E quantos de nós estamos dando o sim para a destruição para de nossas vidas e nossas famílias. A serpente no jardim do Éden não obrigou nem a Adão nem a Eva fazerem nada. Elas simplesmente os induziram a lançar fora o direito de viverem no paraíso e a entregar o poder que Deus lhes deu.
Te amo, obrigado, perdão... palavras que confirmam o poder que Deus nós deu.
Você já usou os seus super poderes hoje?

Na fé,

Tempo de palavra.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Duelo


Hoje Deus falou comigo.
Na procura de uma resposta, nos lugares mais complexos, encontrei o remédio em uma simples palavra: “Seja com as outras pessoas, como você gostaria que fossem com você”. Tão simples, porém de um complexidade incrível. Não é preciso da filosofia nem mesmo do discurso de um grande líder espiritual para se entender. Como é difícil viver essa realidade. Isso porque quando ajo dessa forma deixo o meu “eu” em segundo plano e coloco o “próximo” em primeiro lugar. E ao colocarmos os pregos nas mãos a caminho da crucificação do egoísmo, sentimos lá dentro a dor de deixar de lado a minha vontade para realizar o querer do outro.

Egoísmo X Amor!

Dentro de mim se inicia uma luta no ringe do meu ser. Enquanto tudo isso acontece no íntimo da alma, o exterior começa a viver um processo chamado crise. Como posso estar vivendo uma crise se essa palavra não pode mais me dominar?

Me recordo de Jesus. Após o auge de uma missão se vê solitário na companhia de três amigos ausentes. Começa uma oração e de umas poucas palavras um clamor surge, uma petição é feita:

- Pai afasta de mim esse cálice.

Ponto para vontade humana!

- Mas que seja feita a tua vontade.

Ponto para o Amor!

A decisão foi tomada, Ele decidiu seguir aquilo que era o seu chamado e sua missão. Não merecia, mas fez! Aquela cruz não era o seu lugar, mas Ele decidiu seguir em frente e se sacrificar. Que morte dolorosa! Ele fez por mim, mesmo sendo um inocente. Ele nasceu, viveu e morreu não por Ele, mas pelo bem de toda a humanidade. Ele transformou a morte em vida, a dor em cura e a crise em solução!

Ele fez por mim o que quer que façam por Ele! Quando abro mão de mim mesmo, e em minhas mãos e meus pés lanço os cravos da renúncia e em minha cabeça coloco a coroa da salvação, lanço na cruz o meu “eu”, coloco a vontade dEle em primeiro lugar, derrotando assim a minha vontade.

Eu tenho que ser com as outras pessoas como eu gostaria que fossem comigo porque antes do provérbio “seja com as outras pessoas, como você gostaria que fosse com você” alguém fez por mim sem mesmo eu saber.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O sangue dos inocentes


Cada dia que se passa o número de vítimas cresce. O sangue de inocentes cai na terra e clamam por justiça., por alguém que mude a situação que estamos vivendo.
Uma menina de 15 anos, jovem, bonita e com um futuro brilhante pela frente, tem o seu sonho interrompido por um tiro atinge a sua vida, alcança a sua família e choca o país. Durante 100 horas, tentativas frustradas para se conter o problema que foi feito. Nada adiantou. O que era para se terminar em paz acabou em guerra.
O rádio noticia, a televisão fala, e nós, o povo somos meros ouvintes e espectadores do show de horror. O que entra em nossos corações é apenas a “pena” pelo acontecimento.
Hoje de manhã acordei e ouvi o noticiário que a jovem Eloá faleceu. O meu coração pesou. Onde eu estava nessa hora? Por onde se meteu a Igreja do Senhor? Se perdeu e se tornou mais uma na multidão? Ah, já sei! Enquanto o mundo parava para assistir toda a tragédia.O povo de Deus estava dentro de quatro paredes, pulando, gritando e fazendo os pedidos de carros importados, dinheiro e de falsa prosperidade.
O sangue de Caim ainda ecoa pelos quatro cantos da terra. Sangue inocente. Igreja do Senhor, onde está o choro de compaixão? Deus, onde deixamos pelas estradas da vida o amor ao próximo, a intercessão pelos santos e a responsabilidade de levar o Brasil para Ti?
Elóa poderia ser uma missionária que iria levar a mensagem da luz. Lindeberg poderia ser um homem transformado e contar aquilo que Jesus fez na vida dele. No entanto, nós como igreja escrevemos de modo diferente. Uma família marcada pela dor, um homem preso no cárcere da solidão e da exclusão. Se você se pergunta onde está Deus, eu me pergunto onde está a igreja que representa esse Deus?
Precisamos chorar o choro dos inconformados daqueles que não se conformam com a situação que vivemos. Lágrimas que caem no rosto por filhos que estão afastados do Pai, pela mãe desesperada pelos filhos perdidos, pela mão do estranho que pede ajuda.. Se isso não acontecer de nada vale minha salvação.
Senhor, me perdoa pelo egoísmo. Deus nos desperta desse sono profundo chamado insensibilidade. Ainda a tempo de mudarmos o rumo das famílias, do meu bairro, do Brasil. Ainda há esperança de que se levante homens e mulheres que não se calam e que não se aquietem. Pai, a tua volta está próxima e quando eu te ver eu quero que minhas mãos estejam limpas para subir ao monte e te adorar. E quando enfim o dia que Senhor retornar poder levar a Ti uma multidão aos teus pés.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Apresentação

Boa tarde!

Este blog tem como objetivo proporcionar a todos os leitores momentos de cultura e reflexão.

Seja bem - vindo!

Abraços!